quinta-feira, abril 15, 2010

IV Passeio Foto Turistico 2010













IV Passeio Foto Turístico

O dia amanheceu solarengo, céu sem nuvens, claramente convidativo para um passeio pela serra. Bem cedo, por isso, eram já muitas as viaturas concentradas na praça central desta linda vila minhota, prontas para uma jornada que iria proporcionar tudo aquilo que só o todo-o-terreno pode proporcionar: emoção, desafio, espírito solidário, convívio, alegria e umas quantas horas em que a «crise»... não existe. Porque não se pensa nela quando, diante dos nossos olhos se ergue, majestosa, rude, dura, mas sempre belíssima, a Serra da Cabreira.

Muita terra, estradões mais ou menos rápidos, dependendo da afoiteza de cada um – o objectivo era chegar ao fim sem acidentes nem incidentes! - , quelhas estreitíssimas que mais pareciam as antigas vias romanas que por aqui existem, muita pedra a exigir alguma técnica, alguma lama a requerer outra tanta habilidade, tudo isto com paragens estratégicas pelo meio, já que, para além do passeio, havia ainda o desafio da fotografia, tudo isto fez parte do traçado montado pela ACA. E a beleza da paisagem, das pequenas aldeias que salpicam a serra, dos muitos motivos que, subitamente, depois de ultrapassados mais um buraco, mais uma vala, mais uma descida abrupta de fazer suster a respiração, nos apareciam diante dos olhos, tudo isto fazia com que os «cliques» das máquinas fossem uma constante.

Não foram muitos os quilómetros percorridos, mas foram os bastantes para que, em cada pausa, a do almoço primeiro, mas sobretudo ao jantar, entre os participantes se sentisse – e consequentemente entre a incansável e excelente rapaziada da organização e mesmo entre os mais «duros» que só puderam fazer «sofrer» as máquinas já na parte final – que o dia fora, de facto, um dia bem passado, uma jornada para não esquecer.

Aliás, a alegria verificada durante a distribuição dos prémios aos vencedores das melhores fotos e o sorteio dos muitos brindes foi demonstrativa de que este passeio pela Serra da Cabreira nos enche os pulmões de ar puro e as almas de satisfação. Esperemos, por isso, que os rapazes da ACA nos ofereçam em breve outro dia como este.

Ficha Técnica

Data: 10 de Abril

Organizador: Associação Cabreira Aventura

N. Veículos: 56

N. Participantes: 126

Local Partida: Vieira do Minho

Local Chegada: Vieira do Minho

Kms percorridos: 80

Tipo Dificuldade: Baixa/Média

Orientação: Road Book/Fitas/GPS

Texto--- Reportagem---- Eládio Paramés